A área de concentração do programa é Defesa Nacional, a qual é desenvolvida a partir de 02 (duas) linhas de pesquisa: Estudos da Paz e da Guerra e Gestão de Defesa: Políticas Públicas, Economia e Indústria.

O curso de doutorado é estruturado em 60 (sessenta) créditos, correspondentes às 900 (novecentas) horas de atividades acadêmicas, sendo 38 (trinta e oito) desses créditos associados a disciplinas, 12 (doze) relativos aos Seminários de Pesquisa e dez atribuídos à elaboração da tese de doutorado. Em relação ao mestrado do PPGCM, são ofertadas mais 2 (duas) disciplinas obrigatórias e 1 (uma) disciplina eletiva. Já para mestrandos oriundos de outros programas distintos do PPGCM, além destas 3 (três) disciplinas, são ofertadas, ainda, as disciplinas do mestrado do PPGCM, havendo possibilidade de reconhecimento de créditos de acordo com critérios estabelecidos em regimento.

No ano letivo de 2018, foram oferecidas as seguintes disciplinas para o curso de doutorado:

  • Obrigatórias: Teoria da Paz e da Guerra, Pesquisa em Ciências Militares e mais as disciplinas ofertadas para o mestrado.
  • Eletivas da Linha de Gestão da Defesa: Políticas Públicas e gestão da Tecnologia e Inovação em Defesa; Gestão das Organizações em Defesa; Tópicos Especiais: Indústria e Inovação no Setor de Defesa.
  • Eletivas da Linha de Estudos da Paz e da Guerra: Teoria das Relações Internacionais; Direito: Relações Internacionais e Conflitos Armados; Tópicos Especiais em Defesa: Política e Conflitos Internacionais; Geopolítica dos Conflitos Internacionais e Sociologia Militar.