Os programas estão organizados em uma área de concentração e suas respectivas linhas de pesquisa, que compreendem os assuntos de interesse da ECEME/Exército Brasileiro, bem como temas de interesse da área de defesa nacional, conforme abaixo especificados:

 

Área de Concentração DEFESA NACIONAL

 

Conjunto de medidas e ações do Estado, de caráter multidisciplinar, com ênfase na expressão militar, para a defesa do território, da soberania e dos interesses nacionais contra ameaças preponderantemente externas, potenciais ou manifestas.

 

1) Linha de Pesquisa Gestão da Defesa: Políticas Públicas, Economia e Indústria

 

Investiga o conjunto de atividades administrativas relacionadas com o poder militar visando ao planejamento, à organização, à coordenação e ao controle de pessoal, recursos e instalações, tudo com a finalidade de proporcionar condições para a aplicação da força militar. Para isso, também estuda a dinâmica das relações organizacionais, interorganizacionais e interinstitucionais, nas suas dimensões formal, simbólica e comportamental, e suas expressões gerenciais.

 

 2) Linha de Pesquisa Estudos da Paz e da Guerra

 

Investiga aspectos relativos à geopolítica, às relações internacionais e à estratégia, esta última entendida como a preparação e aplicação do poder nacional para conquistar e preservar objetivos, superando óbices de toda ordem. Nesse sentido, o estudo destes aspectos e a sua interface com o poder militar, com base em sua história, sua organização, no preparo em todas suas dimensões e no seu emprego, possibilitará a desejada interdisciplinaridade necessária para a contextualização do estudo entre os poderes político e militar.