O II Simpósio de Defesa e Ciência Política aconteceu em Recife durante os dias 22 e 23 de agosto e contou com a presença de autoridades do setor militar, do Ministério da Defesa e da academia.
O evento é fruto dos esforços do projeto Ciência, Tecnologia e Inovação em Defesa: cibernética e defesa nacional do PRO-DEFESA IV que abordou os efeitos transformadores da tecnologia para o pensamento da defesa nacional.
Dentre os participantes, a ECEME e o Instituto Meira Mattos foram representados na figura de seu diretor, o Cel. De Franciscis, o professor Luiz Rogério Goldoni, os professores eméritos Marcos Guedes de Oliveira e Ricardo Borges. Além da pós-doutoranda Danielle Ayres Pinto, o pós-doutorando Daniel Opperman e o doutorando Breno Pauli Medeiros.
A discussão foi conduzida por uma miríade de profissionais e pesquisadores, desde graduandos à pós-doutores das Universidades Federais de Pernambuco e do Rio Grande do Sul, que centralizaram suas apresentações na abordagem e comparação de políticas públicas relacionadas aos efeitos da tecnologia e cibernética para a sociedade brasileira.
As seções de debate também serviram para reunir as temáticas e promover o networking entre os diferentes participantes, contribuindo para a consolidação do diálogo entre as instituições envolvidas.