No dia 05 de Novembro, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM) da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), conjuntamente com os alunos de 1ª ano e instrutores do Curso de Comando e Estado Maior (CCEM), foram recebidos pelo General Marcio de Souza Nunes Ribeiro, Comandante da 5ª Cavalaria Blindada para início das atividades do Exercício no Terreno (ET), na cidade de Rio Negro, Paraná.
O 5º RCC (5º Regimento de Carros de Combate), cuja criação ocorreu em 1944, abriga hoje 54 Leopard 1A5 BR, além de estações de treinamento para os operadores dos blindados. Os alunos participaram ainda de palestra proferida pelo Comandante da OM, Cel Machado, que aclarou o trabalho desenvolvido no Regimento para cumprimento de sua missão e os projetos previstos para o contínuo aprimoramento de suas atividades. Em seguida, foi desenvolvida uma visitação guiada a diversos exemplares de carros de combate utilizados neste Regimento, com demonstração do funcionamento de alguns blindados, como o Leopard 1 A5 BR.
No dia 06, em continuidade das atividades, a comitiva do PPGCM acompanhou os trabalhos nos PO1 e PO2 (postos de observação). Na oportunidade, a observação in loco do conjunto de atividades que influem no planejamento de uma operação militar, como a relevância do sistema de infraestrutura do país para uma possível ação ofensiva/defensiva,
A atividade, em termos acadêmicos, permitiu aos mestrandos e doutorandos do PPGCM identificarem as necessidades estratégicas da Defesa do país no planejamento de ações que visam, sobretudo, a preservação da integridade nacional. Uma experiência na atividade de campo que provoca o pensar sobre a infraestrutura de transportes brasileira, a logística, a base industrial de defesa, o direito internacional humanitário, a dimensão econômica da guerra, entre outros.
No período da tarde, ocorreu o Painel Acadêmico-Militar, com um palestra sobre as particularidades dos blindados no Brasil e no mundo, exposta pelo Capitão João Paulo do 5º RCC, seguida pela apresentação do Professor Ricardo Zortéa, do PPGCM, que discorreu sobre os fatores relevantes no desenvolvimento do sistema de armas, trazendo a reflexão sobre as possibilidades de investimentos para superar as limitações orçamentárias na construção ou aquisição de um novo blindado, inclusive seus desdobramentos para a Base Industrial de Defesa.
Encerrando as atividades do dia, os integrantes do PPGCM participaram de uma apresentação prática sobre os processos de treinamento de pessoal que operam os carros de combate, desde os simuladores até uma breve demonstração do Leopard 1 em funcionamento, sobretudo para exposição prática de sua capacidade de estabilização da torre, que permite uma eficácia e efetividade maior no momento de envolvimento em combate.
A visita possibilitou, a comitiva do PPGCM, a valiosa experiência de aprimorar os conhecimentos sobre os carros de combate do Exército Brasileiro, sobre o desenvolvimento de simulações e treinamento do corpo do regimento e a visualização real das complexidades que envolvem a construção da Defesa do país, permitindo um contato mais direto com a atividade militar, que é um diferencial neste específico programa de pós-graduação.