No dia 7 de novembro, terceiro dia do Exercício no Terreno, os alunos do PPGCM do Instituto Meira Mattos (IMM) foram a uma visita técnica no 15º Grupamento de Artilharia de Campanha Autopropulsada (15ºGAC AP), na cidade da Lapa, Paraná. Puderam observar o obuseiro autopropulsado M109 do Exército brasileiro e assistiram a uma palestra acompanhada de um filmete sobre a história do Cerco da Lapa, no contexto da Revolução Federalista de 1894, e a importante resistência comandada pelo General Gomes Carneiro.
Em seguida, visitaram, no centro histórico da cidade, o Museu das Armas, que fica no pavimento inferior da antiga Casa de Câmara e cadeia. Nele estão expostos armas da Revolução Federalista, armas utilizadas durante o Império, como os canhões Krupp e metralhadoras Nordenfeld, e armas da Primeira e Segunda Guerra Mundial, com outros diversos tipos de armamentos em exposição no museu. Também no local, duas cópias de gravuras de Debret, além de pertences e imagens de ilustres personagens locai. Logo depois, a comitiva do IMM, em conjunto com os alunos do 1º ano do Curso e Comando e Estado-Maior (CCEM) da ECEME, visitaram o Panteão dos Heróis, um monumento erguido para guardar os restos mortais dos soldados republicanos que pereceram no Cerco da Lapa.
O Teatro São João também fez parte do roteiro cultural. Inaugurado em 1887, o teatro foi palco para diversas companhias artísticas. Ao longo da história, foi sede da Rádio Legendária, cinema, local de reunião e, durante o Cerco da Lapa, foi hospital de campanha improvisado. No teatro, também estiveram enterrados durante algum tempo os corpos dos combatentes no conflito entre os legalistas e os federalistas.
Por fim, a comitiva do PPGCM visitou o Museu Histórico da Lapa. O museu se encontra na residência, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, que o General Gomes Carneiro veio a falecer em decorrência dos ferimentos da batalha do Cerco. No local, estão exposições acerca do conflito, exposições acerca da Revolta da Armada, pertences dos heróis e cidadãos lapeanos, além de relatos da população.
Após a visitar o 15 GAC AP e ao Centro histórico da Lapa, os alunos do IMM e do CCEM seguiram viagem para Ponta Grossa, a fim de prosseguir nas atividades previstas no Exercício no Terreno – 2019.