Durante os dias 02 e 06 de outubro do corrente, os professores Luiz Rogério Franco Goldoni, Karina Furtado Rodrigues e a doutoranda Kauana Puglia participaram da quinta edição do Exercício Guardião Cibernético (EGC), principal exercício de segurança e defesa cibernética do hemisfério sul.
Durante o evento, organizado pelo Comando de Defesa Cibernética e sediado na Escola Nacional de Defesa, em Brasília, os participantes assistiram palestras proferidas pelos principais atores estatais brasileiros envolvidos na securitização do ciberespaço, integraram a célula “academia” do exercício de simulação e realizaram entrevistas com os supracitados atores com o objetivo de elaboração de artigo acadêmico. Este motivado pelos impactos gerados pelo EGC na formulação de políticas públicas sobre o tema, na governança do setor e na condução de ações relacionadas à segurança e a defesa cibernética.
Por fim, os três pesquisadores tiveram produtivas aproximações com MRE, GSI, ITA, Secretaria do Governo Digital e FGV Projetos, além da consolidação dos contatos com o CDCIBER e ComDCiber.