PPGCM participa do Seminário Marco Zero do Programa Pró-Defesa V em Brasília

Entre os dias 9 e 10 de outubro, o PPGCM participou, representado pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Prof. Dr. Carlos Eduardo de Franciscis Ramos e pelo Prof. Dr. Gustavo da Frota Simões, do seminário marco zero do programa Pró-Defesa V em Brasília, nas dependências da Escola Superior de Defesa.

O Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa) é uma iniciativa fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Ministério da Defesa cujo objetivo é promover a formação de recursos humanos de alto nível, capacitando profissionais altamente qualificados para atuarem na Área de Defesa Nacional.

Nesta edição, o PPGCM aprovou quatro propostas das quinze selecionadas entre as mais de noventa submetidas em todo o território nacional. Um destes projetos conta com a coordenação geral do PPGCM por meio do Prof. Dr. Gustavo Simões.

O investimento nesta edição do Pró-Defesa é de aproximadamente 50 milhões de reais em bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado além de recursos de custeio e capital e bolsas no exterior como doutorado-sanduíche e professor visitante no exterior.

 

Projetos em que o PPGCM participa nesta edição do Pró-Defesa V:

 1 – Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a construção de um modelo de segurança integrada focada na cooperação interagências e internacional. Coordenado pelo PPGCM

 2 – Inteligência Artifical e Tecnologias Quânticas (IATQ): Construindo e integrando agendas e redes de pesquisa em tecnologias disruptivas visando aprimorar e ampliar a Segurança e a Defesa Nacional;

 3 – Políticas Públicas, Indústria, Dualidade e Defesa Nacional: Evidências para uma agenda de desenvolvimento da Base Industrial de Defesa brasileira.

 4 – Segurança e Defesa na África: Características, Mudanças e Impactos no Entorno Estratégico Brasileiro.

 

Tais projetos de pesquisa e seus resultados projetam a pesquisa realizada na ECEME por mais 4 anos, atraindo novos e experientes pesquisadores em redes de pesquisa compostas pelas mais diversas instituições que compõe cada projeto, intensificando, por consequência, a relação entre civis e militares nos estudos de Defesa.

 

 

 



Back ...