ECEME por um dia

Com o objetivo de aumentar sua integração com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral, o PPGCM promoveu a edição anual do evento “ECEME por um dia”.

Esse foi a quarta edição organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) do Instituto Meira Mattos (IMM). Ao longo desses encontros, o “ECEME por um dia” já recebeu docentes e discentes de instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro, Amazonas, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Este ano, o encontro reuniu mais de cem jovens, que puderam conhecer melhor a Escola e o papel do Exército Brasileiro.

Além de assistirem a apresentações sobre os cursos ministrados na ECEME, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar o exercício interescolar de simulação de combate AZUVER e visitar as instalações da Escola. A interação com os discentes do PPGCM ao longo do dia também proporcionou a divulgação das pesquisas científicas desenvolvidas na instituição, fortalecendo a integração entre as Forças Armadas e o meio acadêmico.

O professor do PPGCM responsável pela atividade, Dr. Rubens de S. Duarte, ressaltou a importância do diálogo com a sociedade: “Uma imensa parte dos discentes estão terminando a graduação, seja em Relações Internacionais, em Defesa ou em Administração Pública, sem saber o que é a ECEME e seu papel. O ‘ECEME por um dia’, portanto, vem para dar uma pequena contribuição para corrigir essa falha e, com isso, dar mais um passo na direção de um debate público sobre a Defesa Nacional, que precisa ser uma responsabilidade de todos os brasileiros.”

Maira Luiza, estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro, declara que “São experiências muito boas, especialmente para a gente que faz Relações Internacionais, para a gente poder conhecer esse âmbito militar, pois a gente tem uma visão como se fosse algo muito distinto. A gente está conseguindo quebrar esse padrão, essa visão que a gente tem, e acho que vai agregar muito.”

Isabela Souza, graduanda de Relações Internacionais da PUC-Minas, diz que “O evento da ECEME foi muito importante para mim. Eu não fazia ideia de que poderia ter a oportunidade de estudar em uma instituição militar. Foi muito legal conhecer a metodologia da ECEME e o aprofundamento dos temas de Segurança e Defesa dentro do curso de Relações Internacionais. Tive a oportunidade de conhecer e de conversar com excelentes profissionais sobre a minha área de estudo e sua conexão com as Ciências Militares. Foi uma experiência única.”

Letícia Perim, natural do Espírito Santo e internacionalista pela Universidade Federal Fluminense, também deu seu depoimento: “Foi muito interessante. Finalmente a gente teve a oportunidade de entrar em uma instituição do Exército, algo que, durante a graduação, não tive oportunidade. Ter o conhecimento de como ela [a ECEME] funciona, a interação entre civis e militares... e é a oportunidade, também, de entrar nesse meio, de fazer uma pós-graduação em Ciências Militares e de contribuir para essas várias facetas do Exército Brasileiro na construção de uma política de defesa.”

Alguns participantes também revelaram a importância do evento para o despertar profissional. É o caso do João González Palhares, da UFRJ: “O evento ‘ECEME por um dia’ foi uma grande oportunidade para alunos, como eu, que tem interesse em seguir os estudos na área de ciências militares mas ainda não sabem qual o melhor caminho. O meio militar, muitas vezes, parece extremamente restrito para o corpo civil, mas o programa de pós-graduação em ciências militares da ECEME se apresenta como uma grande esperança na construção de uma relação de colaboração entre academia e conhecimento prático, e o ‘ECEME por um dia’ foi um bom exemplo disso, servindo de inspiração para continuar nesse caminho.”

No mesmo sentido, argumentou Ana Júlia Neto, da PUC-Minas: “Achei o evento muito acolhedor, divertido e interessante na medida certa! Os professores me esclareceram muitas dúvidas e me deram uma boa ideia acerca de qual carreira seguir.” Bem como Gabriel Mendes: "Participar do ECEME por um dia foi uma experiência muito gratificante, uma vez que pude compreender as atividades da Escola e conversar com os professores sobre as pesquisas desenvolvidas. Foi muito bom poder ver uma das opções para avançar minha trajetória acadêmica."

 

PARA ACESSAR MAIS FOTOS DO EVENTO, CLIQUE AQUI.

 



Back ...