A conferência internacional sobre Desenvolvimento e Diplomacia no Sul Global aconteceu em São Paulo, nos dias 21 a 24 de julho de 2025, e buscou explorar o complexo nexo entre desenvolvimento sustentável, diplomacia internacional e governança global, com foco particular nos desafios e oportunidades únicos enfrentados pelo Sul Global.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) marcou presença no evento internacional ao enviar representantes, entre docentes e doutorandos.
No painel “Violência e Política Externa: o papel da segurança na atuação internacional dos Estados”, Hugo Brás Martins da Costa e Eduarda Hamann apresentaram o estudo “Recusa ao convite para o desdobramento de tropas para missões de paz: a inação como agenda de pesquisa”, questionando os limites da participação militar em operações de paz.
No eixo “A Amazônia e os estudos de fronteira”, dois trabalhos evidenciaram a centralidade da região. Ivi Elias, Carolina Raffagnato e Mariana Carpes discutiram “Climate change and the Deployment of the Armed Forces in Disaster Response: Militarization, Securitization or Subsidiary Action?”, enquanto Pollyanna Moraes e Mila Campbell analisaram “A Política Nacional de Fronteiras e a Segurança Humana no Brasil”.
No painel “África, Pós-Colonialismo e Guerra Civil”, Guilherme Dias e Nicole Ribeiro Neves problematizaram “O lugar da África na crise da agenda de estabilização das Operações de Paz da ONU”.
Já em “Estratégia e atores violentos não-estatais”, Mila Campbell retomou o debate com “Debating Violent Non-State Actors and Criminal Governance in Strategic Studies”.
Encerrando a participação, Carolina Raffagnato integrou o painel “Poverty, Health and Hunger in Multilateralism” com “Global Health Governance: The WHO’s Actuation in Public Health Emergencies of International Concern”.