O Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) esteve representado na Conferência Anual da International Research Society for Public Management (IRSPM) de 2025, realizada em abril, na cidade de Bologna, Itália. O evento é um dos principais fóruns internacionais dedicados ao debate sobre gestão pública, políticas públicas e governança.
O PPGCM participou da conferência de duas formas: na organização de um Painel e na apresentação de trabalhos acadêmicos.
A professora Karina Furtado Rodrigues atuou como Chair do Painel 22, intitulado "Security, Defence and Crisis Management: assessing governance, policy, and resilience in an Era of Polycrisis", organizado em parceria com pesquisadores das Universidades de Tampere e de Helsinki, da Finlândia. O painel reuniu artigos de diversas nacionalidades — Brasil, Alemanha, Finlândia, Suécia e Equador — e contou com seis sessões de apresentações durante o evento, refletindo o interesse da temática no meio acadêmico.
Além da organização do painel, o PPGCM teve destacada participação na apresentação de artigos. Foram apresentados:
-
Investment in Defense and Public Security in Ecuador: Perspectives and Challenges of the State in the Presence of the New Transnational Threats, de autoria do doutorando Marco Giovanny Rodriguez.
-
Public Integrity in Uniform: Mapping the Gaps in the Brazilian Army’s Implementation of Federal Policy, apresentado pela professora Karina Furtado Rodrigues, escrito em coautoria com o pós-doutorando do PPGCM Temístocles Murilo de Oliveira Jr. e com o instrutor da ECEME Carlos Pacheco Filho.
-
A Transparency Inwards’ Assessment of the Brazilian Army’s FOI Law Implementation, apresentado também pela professora Karina, e escrito em coautoria com os doutorandos João Vianna Jr. e Gabriela Bernardes.
-
Government Strategic Planning in Brazil: Assessing Its Influence on Innovation in the Defense Sector Based on the Triple Helix Theory, apresentado pelo doutorando Bruno Lion, em coautoria com o professor Franco Azevedo.
A participação do PPGCM na IRSPM 2025 reforça o compromisso do programa com a internacionalização, a excelência acadêmica e a produção de conhecimento relevante dentro da linha de pesquisa de Gestão de Defesa.