 
			 
			 
			 
			 
			Ricardo Salvador De Toma García
           
		
Interesses de Pesquisa:
- Contenciosos fronteiriços
- Delimitações Maritimas Internacionais e Plataforma Continental
- Geopolítica Amazonica
Currículo Lattes:
Mini Bio:
Ricardo Salvador De Toma García é Pesquisador vinculado ao Projeto Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras SulAmericanas, Pró-Defesa V, financiado por Ministério da Defesa (MD) e CAPES. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares (PPGCM) da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais (PPGEEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Sociedade e Fronteiras (PPGSOF) pela Universidade Federal de Roraima (UFRR). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFRGS. Advogado pela Universidad de Carabobo (Venezuela). É Analista do litigio territorial e marítimo da Guaiana Essequiba entre a Venezuela e a Guiana. Atuou como conselheiro na Comisión Permanente de Política Exterior, Soberanía e Integración de la Asamblea Nacional de la República Bolivariana de Venezuela, sendo coautor no Libro Blanco La Reclamación Venezolana del Territorio del Esequibo. Estuda a Geopolítica e a conformação das fronteiras e os limites Internacionais em três regiões: 1- Escudo das Guianas; 2- Região Amazônica; 3- Bacia do Caribe. .
Grupo de Pesquisa:
Grupo de Estudos em Defesa Nacional, Fronteiras e Migrações (GEDEFROM).
Centro de Estudos Estratégicos e Planejamento Espacial Marinho (CEDEPEM).
Breno Pauli Medeiros
           
		
Interesses de Pesquisa:
- O uso estratégico do ciberespaço como Poder Cibernético
- Impactos do ciberespaço nas Relações Internacionais e Defesa Nacional
- Adaptação político institucional a tecnologias disruptivas
- Uso da cibernética e inteligência artificial como potencializadores de capacidades militares e estatais
Currículo Lattes:
Links e redes sociais:
Mini Bio:
Breno Pauli Medeiros é Pesquisador de Pós-Doutorado da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME) no projeto PRO-DEFESA V Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas (IATQ): Construindo e integrando agendas e redes de pesquisa em tecnologias disruptivas visando aprimorar e ampliar a Segurança e a Defesa Nacional. Atualmente também é pesquisador do projeto CyberBRICS do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio. Obteve os títulos de Doutor e Mestre em Ciências Militares pela ECEME. Também é formado em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Internacionalmente, Breno foi agraciado com uma bolsa de internacionalização da Fundação CAPES, que lhe permitiu realizar parte de sua pesquisa de doutorado como Visiting Research Associate no Department of War Studies da Kings College London. Além disso, é ex-aluno do programa de Cyber Policy Development no William J. Perry Center for Hemispheric Studies em Washington, D.C. A pesquisa de Breno foca nos impactos do poder cibernético e suas aplicações multifacetadas nos marcos institucionais e políticas contemporâneas. Ele contribuiu significativamente para o domínio acadêmico com inúmeros artigos e capítulos de livros explorando temas na interseção entre tecnologias diruptivas como cibernética e Inteligência Artificial e seus impactos em áreas tradicionais do poder estatal como diplomacia, segurança e defesa. No mestrado, defendeu a dissertação "Ciberespaço e Relações Internacionais: Rumo a Construção de um Novo Paradigma?"; a respeito dos eventuais desafios impostos pelo domínio cibernético aos preceitos fundamentais da disciplina de Relações Internacionais. Concluiu a graduação em Geografia, com a monografia "A Lógica Reticular da Internet, sua Governança e os Desafios à Soberania dos Estados Nacionais"
Grupo de Pesquisa:
Laboratório de Poder Cibernético (LPCiber).
Eduarda Passarelli Hamann
           
		
Interesses de Pesquisa:
- Segurança Internacional
- Direito Internacional
- Organizações Internacionais
- Operações de paz da ONU
- Política Externa e Política de Defesa brasileiras.
Currículo Lattes:
Mini Bio:
Advogada, professora e pesquisadora, com Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Relações Internacionais. Em 2025, é Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (PPGCM-IMM), da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). É professora convidada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenadora de duas redes de ensino e pesquisa de âmbito nacional: a Rede Brasileira sobre Operações de Paz (REBRAPAZ) e a Rede Maria Quitéria de Segurança e Defesa.
Nas últimas duas décadas, esteve envolvida em atividades docentes em cursos de Relações Internacionais da FGV, PUC-Rio, Cândido Mendes, IBMR, UNESP e UniSantos. Também ministra/ministrou palestras em escolas diplomáticas e militares, como o Instituto Rio Branco, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) e Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav). Entre 2009 e 2019, trabalhou no Instituto Igarapé e prestou serviços de pesquisa e consultoria para o Banco Mundial e para a ONG Viva Rio, acumulando experiência em metodologias de pesquisas baseadas em evidências e orientadas para políticas públicas.
Foi agraciada com: Bolsa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (CAPES, 2005-2006); Bolsa de Doutorado "Desempenho Acadêmico" (PUC-Rio, 2004-2005); Bolsa de Mestrado "Nota Dez" (FAPERJ, 2002-2003); e Bolsa de Iniciação Científica da Graduação (CNPq, 1997-2000). Possui as seguintes condecorações: Medalha "Pacificador" (2023); Medalha Marechal Trompowsky (2023); Colaborador Emérito do Exército Brasileiro (2022); Medalha "Exército Brasileiro" (2017); e Medalha "Defesa Civil do Estado de Rondônia" (2014).
		
Grupo de Pesquisa:
Laboratório de Pesquisa em Operações de Paz (LABPOP).
Leandro Loureiro Costa
           
		
Interesses de Pesquisa:
- Segurança da informação e Relações Internacionais
- Atores não-estatais armados
- A projeção de poder no espaço cibernético
- Guerras híbridas e encobertas
Currículo Lattes:
Links e redes sociais:
Mini Bio:
Leandro Loureiro Costa é Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021) e mestrado em Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professor substituto do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No IRID-UFRJ ministrou as disciplinas de Estudos Estratégicos, Segurança da Informação, Segurança Internacional, Introdução aos Métodos de Pesquisa e Análise de Sociedade e Estado. Tem experiência na área de Estudos de Segurança, atuando principalmente nos seguintes temas: Guerra Irregular, Terrorismo, Poder Cibernético, Guerra Híbrida e Privatização da Violência. É pesquisador do Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD).
Grupo de Pesquisa:
Laboratório de Estudos de Segurança e Defesa (LESD).
Ivi Vasconcelos Elias
           
		
Interesses de Pesquisa:
- Segurança alimentar e Defesa
- Circulação de agentes químicos e agricultura
- Políticas públicas voltadas à defesa QBRN
- Desastres e emprego das FFAA
Currículo Lattes:
Links e redes sociais:
Mini Bio:
Ivi Vasconcelos Elias é Doutora em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGRI-UERJ, 2022), mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI-PUC-Rio, 2009) e graduada em Relações Internacionais pela Universidade Vila Velha (UVV, 2003) e em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2008). Desde 2005, atua como docente no ensino superior, lecionando em cursos de Relações Internacionais, Direito e Ciências Sociais, com experiência em graduação, especialização lato sensu e pós-graduação stricto sensu. Entre 2023 e o início de 2025, foi professora substituta no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ), onde ministrou disciplinas no curso de graduação em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Relações Internacionais (LEANI), com ênfase em Relações Internacionais e Economia, além de integrar o corpo docente da especialização lato sensu em Sociedade, Linguagem e Relações Internacionais. Seus interesses de pesquisa concentram-se nas interseções entre o regime global de produção de alimentos, a segurança alimentar e a reprodução social. É pesquisadora integrante da Redagri (Rede de Estudos Agroalimentares Internacionais), vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atuando na linha de pesquisa Governança e Relações Agroalimentares. Atualmente, desenvolve pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (IMM/ECEME), investigando a economia política internacional dos agrotóxicos e suas implicações para a segurança alimentar e a Defesa no Brasil. No PPGCM, integra o Núcleo de Pesquisa sobre Defesa QBRN e Desastres (NuPeDD), ampliando seus estudos para a análise de políticas públicas voltadas à defesa QBRN e à gestão de desastres e emprego das Forças Armadas
Grupo de Pesquisa:
Núcleo de Pesquisa sobre Defesa QBRN e Desastres (NuPeDD).
Em Breve mais informações:
Gunther Rudzit - http://lattes.cnpq.br/8330618629279970
Joao Gabriel Álvares - http://lattes.cnpq.br/7182326561602753
Leandro Carlos Dias Conde - http://lattes.cnpq.br/1750837250787338
Luciana De Rezende Campos Oliveira - http://lattes.cnpq.br/5938818586175918
Voltar ...
 
       
       
      
 
   
