PPGCM seleciona tese para o Prêmio CAPES de Tese- Edição 2025

A Coordenação do PPGCM tem a honra de anunciar que a Tese de Doutorado intitulada "Cyber Power: Challenges (and Opportunities) for Military Power", defendida em fevereiro de 2024 pelo pesquisador Breno Pauli Medeiros, sob orientação do Prof. Dr. Luiz Rogério Franco Goldoni, foi selecionada pela Comissão Interna de Avaliação para representar o programa no Prêmio Capes de Tese – Edição 2025.

 
A tese de Breno Medeiros analisa como o advento do poder cibernético impacta o poder militar, partindo da hipótese de que o ciberespaço permeia e transforma as dimensões tradicionais do poder estatal. O autor argumenta que o poder cibernético introduz capacidades singulares de interação social e exercício de poder, exigindo mudanças institucionais e operacionais nas Forças Armadas. Para avaliar essa transformação, a pesquisa fez uma análise comparativa dos casos dos EUA, China, Rússia e Reino Unido.

Ao longo de sua trajetória de pesquisa, Breno Medeiros realizou doutorado-sanduíche no Department of War Studies do King’s College London (KCL), por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/CAPES). Destaca-se que a experiência internacional do discente inseriu-se no contexto do acordo de cooperação acadêmica entre a ECEME e o KCL.

Decorrente das pesquisas e dos resultados da tese, Breno Medeiros publicou alguns artigos em periódicos nacionais e internacionais de prestígio, como a Revista de Administração Pública, a Contexto Internacional, a Revista Brasileira de Estudos de Defesa, Revista Brasileira de Política Internacional e o Journal of Strategic Security. Destaca-se ainda a autoria de um capítulo no Research Handbook on Cyberwarfare, considerado o primeiro manual em língua inglesa sobre Cibersegurança, Ciberdefesa e Poder Cibernético, publicado pela Edward Elgar Publishing.

Atualmente, Breno desenvolve seu pós-doutorado no PPGCM como bolsista do Programa Pró-Defesa V, uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Defesa e a CAPES, com foco em Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas (IATQ).
 
A Comissão Interna de Avaliação, composta pelos professores Gustavo da Frota Simões, Mariana Montez Carpes e Paulo Gilberto Fagundes Visentini, ressaltou a qualidade da tese selecionada, destacando a originalidade do tema, a consistência teórico-metodológica e a relevância científica para o campo das Ciências Militares. A Comissão também ressaltou o elevado nível das demais teses defendidas no PPGCM ao longo de 2024.


Voltar ...