Duas discentes do PPGCM tiverem seus trabalhos reconhecidos e passaram a integrar o programa Bolsa Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), que tem como seu principal objetivo incentivar a pesquisa de excelência nos Programas de Pós-Graduação do estado.
A discente Séfora de Carvalho Pereira, do 2º ano de Mestrado, e a discente Luísa Guimarães Vaz, do 3º ano de Doutorado, foram agraciadas neste ano. As bolsas têm valores diferenciados como forma de premiação aos alunos de mestrado e doutorado com desempenho acadêmico em destaque.
Séfora estuda, em seu mestrado, o processo de entrada de mulheres como combatentes nas Forças Armadas, em especial, nos exércitos dos EUA, Israel e Brasil, entre 1990 e 2024. Sua pesquisa tem o título “Cinderela usa coturno? A presença feminina nos postos de combate dos exércitos dos EUA, Israel e Brasil”. O trabalho está sob orientação da Profa. Ana Luisa Bravo e Paiva.
Já a doutoranda Luisa Vaz investiga como o conceito de crise utilizado em questões migratórias tanto no Brasil quanto na Espanha por meio de diversas perspectivas, principalmente em relação às expressões de poder nacional. Sua tese tem o título “O conceito de crise utilizado em questões migratórias e os impactos para a defesa nacional no Brasil e na Espanha: um estudo comparativo”. O trabalho está sob orientação do Prof. Gustavo da Frota Simões.
Além de reconhecer o mérito acadêmico das discentes, o PPGCM celebra o destaque alcançado pelas pesquisas desenvolvidas no âmbito da ECEME pelas principais agências de fomento científico do país.
A Coordenação do PPGCM parabeniza as alunas selecionadas e seus orientadores, e reforça a relevância da FAPERJ no apoio à pesquisa e à produção de conhecimento no campo das Ciências Militares e da Defesa Nacional.

