Guerra do Futuro, Inovação e Indústria de Defesa
Resumo
Considerando a velocidade das mudanças observadas em todos os cenários geopolíticos (mundial, regional e nacional) e a evolução tecnológica na Arte da Guerra, propõe-se, no âmbito das discussões do Grupo de Pesquisa, erigir uma discussão sobre a preparação político-estratégico e institucional, bem como a preparação da Defesa e, em particular, do Exército Brasileiro, no contexto da Guerra do Futuro. Para tanto, faz-se necessário uma reflexão sobre a tendência dos cenários geopolíticos que demandarão o emprego da Força Terrestre e o impacto da inovação tecnológica sobre o emprego operacional e, consequentemente, sobre a doutrina militar. O que se busca é investigar, nas dimensões político-estratégica, científico-tecnológica e doutrinárias e sob o prisma das inovações (tecnológicas e não-tecnológicas), os mecanismos estruturais, organizacionais e doutrinários capazes de contribuir com o desenvolvimento de novas capacidades para a Defesa e para a Força Terrestre no contexto da Guerra do Futuro. Além disso, buscar-se-á discutir sobre aspectos capazes de favorecer o desenvolvimento das interações entre os agentes do sistema inovações (tecnológicas e não-tecnológicas) do Exército de forma a incrementar a cultura de inovação e, com isso, contribuir para fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID) e, por conseguinte, com a ampliação do poder dissuasório e da sensação de segurança. Atualmente, o Grupo de Pesquisa integra a Rede de Pesquisa sobre Inteligência Artificial e Tecnologias Quânticas em proveito da Defesa (Rede IATQ).
Docente responsável no PPGCM
Dr Carlos Eduardo Franco Azevedo
Instituições parceiras
No total, participam do Grupo de Pesquisa, por intermédio da Rede IATQ, cerca de 101 pesquisadores de 41 Instituições, sendo: 8 IES Militares, 17 IES Civis Nacionais, 4 IES Internacionais, 4 Organizações Militares, 3 Unidades de Pesquisa do MCTI e 2 Empresas da BID. São 5 Países envolvidos (BRA, EUA, UK, ESP, POR).
IES Militares: ECEME, IME, ESG, ESD, EGN, UNIFA, ITA e EsAO
IES Civis Nacionais: FGV, UFPE, PUC-SP, USP, USP-IEAv, USP-IFSC, USP-EACH, USP-SC, UFPE, CEUB, UFRJ, UFF, PUC-Rio, UFAM, FGV-Rio, ESTACIO, UNICAMP, UFSC, UFMG, UFSCAR, UnB, UFPA.
IES Internacionais: KCL, NDU, UCM e UAL
OM: DCT (AGITEC e CTEx), CDS, COMDCIBER, IAOp
Unidades de Pesquisa do MCTI: CBPF, CNPEM e CTI RENATO ARCHER
Empresas BID: XMOBOTS SISTEMAS ROBÓTICOS, EQUITRON AUTOMAÇÃO
Apoio
Pró-Defesa V (CAPES – MD)
Pró-Pesquisa - DECEx
Publicações:
Livro: XX Ciclo de Estudos Estratégicos: Guerra do Futuro, Inovação e Indústria de Defesa - Download
Livro: A guerra do futuro e o Exército Brasileiro : desafios e oportunidades - Download