Segurança Integrada na Pan-Amazônia e nas Fronteiras Sul-Americanas: Perspectivas para a construção de um modelo de segurança integrada focada na cooperação interagências e internacional
Resumo
O Brasil possui aproximadamente 16,8 mil quilômetros de fronteiras terrestres com 10 países vizinhos, posicionando o país como detentor da terceira maior extensão de fronteiras do mundo. Dessa forma, o Brasil ocupa uma posição estratégica na América do Sul. A faixa de fronteira brasileira possui 2.357.850 km2, representando aproximadamente 27% do território nacional.
A despeito da relevância estratégica das fronteiras para o desenvolvimento nacional, estas permanecem negligenciadas por tomadores de decisão e pela sociedade. Isso evidencia uma lacuna no entendimento e na gestão de suas complexidades e potencialidades. A proposta em tela busca endereçar essa lacuna, argumentando sobre a necessidade de uma abordagem integrada que considere não apenas a segurança nacional de forma tradicional, mas também a segurança humana.
Nesse sentido, o presente projeto tem como objetivo analisar os desafios para a Defesa e Segurança Integrada da Pan-Amazônia e as fronteiras sul-americanas, partindo de uma perspectiva que engloba a segurança humana e avalia aspectos como migração, direitos humanos, crimes transfronteiriços e ambientais visando a construção de políticas públicas.
Docente responsável no PPGCM
Dr. Gustavo da Frota Simões (ECEME/PPGCM)
Instituições parceiras
ECEME, UCM (Espanha), UFGD, UniOeste, UFRR, UFMS, ESD, ESPE (Equador), UKL (Inglaterra), UEA, UEMS, UFAC, UFAM, UFPB, CUA (Paraguai), UNLP (Argentina), UNIFA, UFAP, PAEP (Paraguai)