Emergência Climática e Defesa

 A interface entre a emergência climática e assuntos de defesa é inegável, ainda que as principais causas – e, portanto, as principais respostas – estejam no âmbito do desenvolvimento e da produção de energia. Os impactos das mudanças climáticas geram um risco existencial às sociedades e, consequentemente, às instituições criadas por elas. Por esse motivo, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas reconhece que a emergência climática é um multiplicador de riscos.


O Brasil é um ator necessário na agenda internacional do clima. Além de sua escala (territorial, demográfica e econômica), o país é um dos cinco maiores emissores mundiais de gases responsáveis pelo efeito estufa, bem como tem em seu território a maior floresta úmida do mundo: a Amazônia. Não por acaso, o governo brasileiro entendeu que seria pertinente realizar a COP 30 no Brasil, trazendo para o seu território negociações de normas internacionais que vão, inevitavelmente, impactar a autonomia do país. Um protagonismo diplomático que é tradição brasileira, como demonstrado na ECO-92 e na Rio +20.


Assusta, entretanto, que apesar dos fatos anunciados anteriormente, não há no Brasil uma clareza sobre os impactos da emergência climática na política de defesa (muito menos na atuação das Forças Armadas). Com a COP 30 no horizonte, torna-se imprescindível discutir os interesses nacionais brasileiros e as consequências da securitização do clima. Com isso, o objetivo do evento é discutir como a política de defesa do Brasil é formulada e implementada para enfrentar os crescentes desafios ambientais, principalmente diante do processo de securitização do regime internacional das mudanças climáticas.


Com o apoio da FAPERJ, o PPGCM e o OIMC têm o prazer de convidar para o Seminário Internacional “Emergência Climática e Defesa: COP 30 e impactos para as Forças Armadas”, que será realizado no dia 25 de novembro de 2025 na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, situada na Praça General Tibúrcio, nº 125.


É necessário fazer inscrição, que estão abertas até o dia 20 de novembro, e as vagas são limitadas. Não haverá credenciamento na parte da tarde, portanto, pedimos para que cheguem antes das 13h00. Serão fornecidos certificados de 10 horas complementares a quem participar de ao menos 70% do evento.

 

INSCRIÇÕES AQUI

 

BAIXAR PROGRAMA COMPLETO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Volver ...